sábado, 13 de julho de 2013

Quem somos


O que são as criptógamas? Certamente todos nós as vemos o tempo inteiro, mas geralmente as ignoramos. Lembra-se do escorregão em uma pedra verde que você levou próximo de alguma cachoeira? De umas manchas esbranquiçadas nos troncos das árvores? Das samambaias que enfeitam os tetos e paredes de várias casas? E daquela coisa verde escura que fica envolta do prato japonês Sushi? Sim, todos esses exemplos ilustram as criptógamas.


Resumindo, criptógamas é um termo antigo para denominar as plantas que não produzem sementes, de fato a tradução do termo significa algo como “partes reprodutoras não-visíveis” em oposição ao outro grande grupo de plantas, as fanerógamas, que quer dizer “partes reprodutoras visíveis”, ou seja as plantas que produzem sementes e flores.


Na Universidade de Brasília existe o Laboratório de Criptógamas, que faz parte do Departamento de Botânica, que por sua vez está dentro do Instituto de Biologia.


Este laboratório não é apenas um local de ensino, mas também de pesquisa, tanto em nível de graduação quanto de pós-graduação. Apenas um exemplo da importância deste local e sem querer parecer dramático, mas este laboratório é responsável por todo o Centro-Oeste brasileiro quando se trata de um grupo de plantas chamadas Briófitas, os conhecidos “musgos”, grupo este que está dentro das criptógamas.


Para poder divulgar melhor o trabalho dos professores e alunos deste laboratório, foi criado este site, que também é utilizado para a divulgação de informações sobre este enigmático grupo de plantas que possuem um grande potencial biotecnológico e ecológico, mas que por serem por vezes pequenas e escondidas (o “cripto” da palavra criptógama) não despertam o nosso interesse quando olhamos o mundo sem os olhos de um iniciado nos mistérios da natureza.


Ronaldo Viveiros de Sousa

Mestre em Botânica
 


O Laboratório de Criptógamas da UnB é o local dedicado na Universidade de Brasília ao estudo das criptógamas, grupo que engloba os seguintes grupos: Algas, Briófitas, Pteridófitas e Líquens.


Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Botânica.
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Asa Norte
70919-910 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (61) 3107-2955
Ramal: 24

Contate o webmaster: acroporium@gmail.com ou por comentário abaixo

7 comentários:

  1. boa noite,bem meu nome e Luciane e sou artista plastica e gostaria de saber qual o melhor musgo para grafitar com arte ecológica. por favor aguardo ansiosa. obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda não testei a técnica, mas eu acredito que no Centro Oeste do Brasil a melhor espécie é Bryum argenteum por ser muito resistente e de fácil localização pois é encontrada crescendo nas cidades em fendas entre concreto e asfalto.

      Excluir
  2. Caros colegas sou ex aluno da UnB no sistema Universidade Aberta Semi presencial em Educação Física pelo Polo Barretos primeira turma (2007), tenho uma dúvida sobre a identificação de uma planta, trata-se de uma folhagem semelhante ao Comigo Ninguém Pode, parece ser da mesma família, mas não consegui identificar o nome científico dela e nem o nome popular, minha mãe ganhou ela alguns anos atrás, mas também não sabe o nome, por acaso teriam como identificar ela para mim.

    http://2.bp.blogspot.com/-sMx7LT1STeM/UwsjtS2IXKI/AAAAAAAALnU/Slk0CdLXiPI/s1600/DSC04418.JPG

    Veja mais uma outro foto de uma vendedora do Mercado Livre que vende muda mas não sabe o nome, apenas alega que é rara e em extinção:

    https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/t1.0-9/s261x260/1459258_10200733309934062_227925864_n.jpg


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, a minha especialidade são musgos, não sei se posso ajudar muito, mas essa planta da foto parece ser mesmo uma Dieffenbachia, um gênero da família Araceae, e são conhecidas com o nome de Comigo-ninguém-pode.
      É uma espécie difícil de identificar devido ser ornamental e ter muitas variedades.

      Excluir
    2. É o que pensei, inclusive agora vi uma parecida com nome de Mini Comigo-Ninguém-Pode.

      Excluir
  3. Prezado Ronaldo, sou fotógrafo amador e tenho me dedicado nos ultimos anos a fotografar a flora do Cerrado. Pergunto se vc poderia me ajudar a identificar o musgo que pode ser visto no seguinte endereço: https://www.flickr.com/photos/mercadanteweb/15894001527/ Agradeço qualquer ajuda q vc puder me dar. Abraço. Mauricio Mercadante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devido o seu tamanho pequeno os musgos precisam ser identificados com ajuda de um microscópio, mas nesse caso da foto devido a forma de crescimento e o ápice dos filídios incolores eu tenho quase certeza que é a espécie Campylopus pilifer, mais informações aqui: http://www.tropicos.org/Name/35156452

      Excluir